quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Faroeste caboclo em Juina

Enawene-nawe


Minha amiga Izabela Ferreira que mora em Belo Horizonte me enviou um e-mail sugerindo que eu visse o vídeo sobre a frustrada visita que o Greempeace e dois jornalistas estrangeiros fariam na tribo dos Enawene-nawe para uma reportagem sobre as condições em que vive esta etnia. http://br.youtube.com/watch?v=q9esNX7bzHY
Inacreditável o que rola na cabeça dos fazendeiros e do prefeito Hilton Campos (PR) no município de Juina (noroeste do Mato Grosso)
Vejam uma das reportagens neste endereço: http://consciencia-textos.blogspot.com/2007_09_05_archive.html.


Adolescente Enawene-nawe

Em maio do ano passado fui até a aldeia dos Enawene-nawe fazer uma documentação fotográfica sobre o Yãkwa (festa para os espíritos subterrâneos) para a Revista Brasil Indígena que é publicada pela FUNAI. Foram quatro dias conhecendo uma das etnias mais encantadoras e me foi dado livre acesso em todos os momentos do ritual.
Fico pensando em como os fazendeiros, vereadores e prefeito foram capazes de tanto autoritarismo e despotismo.
Vou publicar aqui (breve) a minha observação sobre o encontro com eles os Enawene-nawe
Aguardem.

Nenhum comentário: