quinta-feira, 13 de março de 2008

Quem é essa garota?


Até agora ninguém sabe e, na internet, tem uma rede de interessados em saber. Tudo começou com a nota “Negando a mão ao General de Plantão”, no blog http://www.picturapixel.com/blog/?p=1904. A foto é de Guinaldo Nikolaevsky, que fazia a cobertura fotográfica da visita do General João Batista Figueiredo (então presidente do Brasil, no regime da ditadura) para o lançamento do primeiro carro a álcool produzido pela Fiat em Betim-MG. Guinaldo conta ali sua aventura para a publicação da foto. Conheci o Guinaldo no início da minha carreira fotográfica quando fazia freelas para as revistas O Cruzeiro e Manchete, em Belo Horizonte no início dos anos 70. Depois o vi em várias ocasiões. Agora, com a divulgação da foto e o movimento desencadeado, retomamos contato.
A BR Press, site de notícias pela internet, criou uma campanha homenageando o dia das mulheres com uma pergunta “Quem é esta garota?”, traçando um perfil do Guinaldo e de como a foto foi feita, querendo identificar a garota pela sua bravura que representaria a vontade de muitos brasileiros contrários ao regime militar. A nota foi publicada em vários sites inclusive o do prestigiadíssimo Luis Nassif, com mais de 50 comentários.
Enquanto rolava toda esta movimentação, fui conversando (por e-mail) com o Cláudio Versiani (Espanha), Eugênio Sávio e finalmente cheguei ao Marcelo Prates que mora em Belo Horizonte e tem CDs com várias fotografias do Guinaldo, editadas por ele, para uma possível exposição fotográfica. Sugeri ao professor Rubens Fernandes Júnior, que é um dos curadores da Coleção MASP Pirelli de Fotografias, a análise das fotografias do Guinaldo para comporem a coleção. Ele concordou em avaliar. O Guinaldo passa por um delicado momento em relação a sua saúde.
Bertha Nicolaevsky, filha do Guinaldo, me deu autorização para apresentar as imagens aos curadores da coleção e em exposições no Brasil. Na próxima semana, os CDs com as fotografias do Guinaldo vão chegar e ali certamente há imagens tão fantásticas quanto esta da garota e valem uma exposição. Se alguém conhecer esta garota ou souber do paradeiro dela, entre em contato com a BR Press - www.brpress.net.

Nenhum comentário: