quinta-feira, 3 de abril de 2008

Comandos Contemporâneos

Nova sede da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil, ainda sem maquiagem.

Ontem na Casa da Palmeira, a nova sede da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil, em São Paulo, o artista plástico José Roberto Aguillar, o novo presidente, apresentou para os associados o manifesto Comandos Contemporâneos.
Como eu gostaria que um manifesto - pelo menos próximo ao conteúdo deste, tivesse acontecido nos anos 60. Naquela época falávamos com medo de ser ouvidos. Uma paranóia sem limites.
Em primeira mão.

COMANDOS CONTEMPORÂNEOS
Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil

A Cooperativa tem uma estória. Muitas exposições dos artistas cooperados, uma grande exposição nacional que foi O ABERTO junto à bienal de São Paulo em 2004 e muita luta. Então não vamos esquecer o passado, mas vamos plugar no presente. Vamos inaugurar nossa sede dia 10 de maio na rua Fradique Coutinho 1784, Vila Madalena. Nesta rua se encontram a galleria André Millan, a galleria Fortes Villaça, a galleria da Chiclete e agora OS COMANDOS CONTEMPORÂNEOS da Cooperativa.

O que são COMANDOS CONTEMPORÂNEOS?
Exposições em dinamismo constante. Exposições em aberto, sem o fechamento estético, formal, conceitual e até contractual de uma galleria ou exposições realizadas em museus ou instituições afuniladas por curadores. É também uma mestiçagem de linguagens onde fronteiras não são delimitadas, não precisa de passaporte; onde a video-arte dialoga com pinturas, onde a moda dialoga com pinturas, video-arte e dança, escultura e instalações, performances e fotografia, enfim onde todas as linguagens conversam entre sí. Exposição dentro do local de exposição e exposição fora do local de exposição, isto é, nas ruas.

CONVITE
ESTAMOS CONVIDANDO TODOS OS ARTISTAS E ESTUDANTES DE ARTE (MODA, DESIGN, VIDEO, CINEMA, ARTES PLÁSTICAS, FOTOGRAFIA, DANÇA, TEATRO, CIRCO, MÚSICA, POESIA) A SE ASSOCIAREM AOS COMANDOS CONTEMPORÂNEOS da Cooperativa dos Artistas Visuais PARA PARTICIPAREM DESTE PRIMEIRO EVENTO.



AONDE?

Em toda a Rua Fradique Coutinho inclusive dentro da sede dos Comandos da Cooperativa que é no númereo 1784. Vai ser UM COMANDO CONTEMPORÂNEO DA FRADIQUE COUTINHO. Repetiremos estes comandos contemporâneos a cada dois meses. COMANDOS BIMENSAIS E NÃO BIENAIS, em outras ruas da cidade.

EXEMPLOS DE ATUAÇÃOModa: poderá se criar vestimentas para uma pessoa, 2, 3, quatro ou cinco podendo ser pintadas ou não.
Video: serão exibidos num telão em frente a nossa sede. Performances, danças: nas ruas ou na sede.
Pintura: como nosso espaço é pequeno, vamos delimitar um tamanho pequeno para quadros e esculturas. Telas grandes poderão ser expostas junto com o artista na rua, como um estandarte movimentado pelo artista ou mesmo um artista-sanduiche.
Fotografia: 24 horas da Vila Madalena
Este evento não se restringirá ao dia 10 de maio. Poderá acontecer todos os sábados ou/e domingos durante os 2 mêses do evento.

TODA AÇÃO SERÁ FOTOGRAFADA E VIDEOTEIPADA E APRESENTADA NO NOSSO SITE.
Condição primeira para participar deste evento: ser cooperado.
Custo: R$ 90,00 a cada 3 mêses
Veja o estatuto e como pode ser feita a inscrição neste site:



.

Nenhum comentário: