domingo, 18 de maio de 2008

Bambu, Bambuza, Bambual

Bambu gigante


Uma das primeiras reportagens que fiz foi com Fernando Brant em 1970. Fomos até uma cidade vizinha de Belo Horizonte fazer uma matéria para a revista A Cigarra com a educadora Helena Antipoff (tem uma fundação com o seu nome). No decorrer da entrevista ela falou da importância do bambu e dos seus mil usos. Aquilo ficou na minha cabeça e, como uma semente que eclode tempos depois, comecei a fotografar a gramínea. Desde as pequenas espécies dos campos altos (Pico das Agulhas Negras) até o bambu gigante na Mata Atlântica, no litoral paulista.
Gota de orvalho no broto do bambu gigante

Comprei livros, estudei, pesquisei e fiz muitas fotos.
Uma das coisas mais difíceis é a floração do Bambu. Fiquei anos esperando para fotografá-la que ocorreu em março de 2005 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foi numa moita de bambu originário do Vietnã. (foto abaixo)
Floração do bambu

Agora, no início do ano, tomei fôlego e criei o projeto Bambu, Bambusa, Bambual em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Meu querido amigo e designer Yves Ribeiro fez a arte do projeto. Miguel Paladino ajudou no texto.
Fui até o bairro da Liberdade e apresentei-o para a comissão para as festas do centenário da imigração japonesa. Depois de algum tempo me enviaram um ofício dizendo que o projeto, pela sua relevância, ganhou o Selo do Centenário.
Enviei o projeto para muitas empresas procurando apoio financeiro e também para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na semana passada recebi a confirmação do interesse do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Escola Nacional de Botânica Tropical em receber a exposição fotográfica: Bambu, Bambusa, Bambual.
Mergulhado nas mil e uma fotografias que fiz, estou empenhado na sua realização e neste final de semana fiz uma seleção das fotografias feitas em slides. Falta selecionar as imagens feitas em negativo preto e branco, negativo em cores e no formato digital.
A plástica, elegância e beleza estética do bambu é inebriante.

Um comentário:

Ernesto Dias Jr. disse...

Caro:

Vim pagar a visita ao Assertiva e deliciei-me com as imagens. Fucei desde a primeira página, mas vou voltar com mais calma.

Meu blog faz parte de uma aldeia, e postei um convite ao pessoal para aparecer lá na Vila, para a inauguração.

O convite está em prozacafe.blogspot.com.

Abraço