segunda-feira, 9 de junho de 2008

Balanço das horas


No domingo á tarde uma luz de outono iluminava a moita de bambus gigantes no Parque da Água Branca, em São Paulo. Ela fica depois do portão principal acima e à esquerda. Fui lá com o Marcelo Lerner fazer uma fotografia especial. É especial porque foram necessárias 35 fotos da moita.
Para ser realizada, uma fotografia com esta técnica (que é uma construção/montagem), são necessárias até 56 fotografias, dependendo de onde o Marcelo quer chegar. São 56 verdades - recortes de uma cena, para construir uma “outra verdade”.
Lerner com sua engenhosidade impar adaptou uma máquina digital no back de uma 4 x 5” (câmera de grande formato) e rastreia, fotografando por linhas marcadas no vidro despolido, diversas imagens de um único assunto. Depois ele vai pro computador (penteia os pixels) e monta estas imagens construindo uma única foto. Lerner vem desenvolvendo esta técnica já tem um tempo. Fotografou muitas pontes do Rio Pinheiros e do Rio Tietê, em São Paulo, com resultados surpreendentes.
Já aprovado pela Lei Rouanet e à procura de patrocinadores o projeto de um livro com estas imagens mágicas.
Em breve a foto da moita de bambus vai estar neste blog e, em formato gigante, na Edição Pocket – Galeria da Copiadora Insign (R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 567 Pinheiros em São Paulo http://edicaopocket.com/index.html
Enquanto Lerner fotografava a moita de bambus fiquei passeando com sua filha pelo parque. Na área de gangorras uma garota balançava e a luz estava incrível.

Um comentário:

Unknown disse...

nice blog

I wish good luck to you
Come to my blog