quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Patauá - O fruto que dá vinho e óleo

Samuel e óleo de patauá - Rio Marituba, Arquipélago do Marajó











Óleo de patauá e jacaré no moquém - Rio Marituba, Arquipélago do Marajó

O patauá é uma palmeira conhecida em toda a Amazônia e abundante na Ilha do Marajó. De suas amêndoas se extrai óleo e vinho. Já foi muito consumido mas a sua exploração não foi feita de maneira sustentável o que o levou ao quase extermínio. O óleo teve sua melhor visibilidade durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 40 do século passado, quando foi exportado para a Espanha que estava sufocada pelas conseqüências da guerra e teve de reduzir a produção de azeite de oliva. Em um breve e importante período o óleo de patauá ajudou na culinária espanhola. Os colonizadores portugueses utilizaram como substituto do azeite trazido de Portugal que acabava logo.
No Peru e também em algumas comunidades indígenas no norte do Brasil, além da cozinha, o óleo de patauá tem sido usado como tônico capilar. Na medicina popular combate a asma, doenças respiratórias e é eficaz para cicatrizar pequenos ferimentos. É também extraído no Acre e em outras partes da Amazônia com baixos custos de produção.
Os caboclos da floresta também usam para lubrificar suas espingardas. Em alguns meses do ano, janeiro a março, o “vinho do patauá” é vendido no comércio informal de sucos na cidade de Rio Branco-AC.
O engenheiro químico Luis Morais proprietário da fábrica de cosméticos Curupira, em Belém, dá oficinas, principalmente métodos higiênicos de extração do óleos, para os índios Uai-Uai no Alto Mapuera e adquire estes produtos para usar em sabonetes e óleos. A fábrica de cosméticos Natura lançou durante a 23ª Fashion Week em 2007 uma linha de sabonetes usando óleo de patauá.
Os caboclos da Fazenda Araraquara do empresário João Salim localizada nos Rio Cururu e Rio Marituba, no município de Chaves, no Arquipelago do Marajó , vão ser capacitados para extrairem o óleo em uma nova demanda. As palmeiras (oneocarpus batava) estão em plena safra.

Nenhum comentário: