segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Cerveja


Marcilio Ruis Seco foi o comandante da lancha motor Araraquara durante a Expedição Patauá - janeiro de 2009. Mais conhecido como Cerveja foi pescador de alto mar, gerente em uma fábrica de palmito no interior do Arquipélado do Marajó, candidato a vereador pelo Município de Anajás, por três vezes - na primeira teve cento e vinte e dois votos, na segunda oitenta e nove e na terceira vinte e seis. "É que eu não trabalhei direito a última campanha". Em nenhuma delas foi eleito. Em Anajás acumula as funções de pastor evangélico. O apelido veio da juventude e era Cerveja Quente por ser muito agitado. Agora nem bebe mais. Sabe as rotas e os furos dos diversos rios do Marajó mesmo nas noites de pouca luz como quando navegávamos pelos rios Parauaú, Jaburuzinho, Furo das Piranhas, Jaburu Grande, Tucupi, Furo do Jai, Macacos, Matamatá, Aramã, Furo do Breu, Anajás, Guajará, Furo Grande e Cururu, durante os cinco dias que durou a viagem.
O motor da lancha não tem escapamento e o barulho pó, pó,pó,pó,pó,pó,pó,pó,pó,pó,pó,pó,pó era dia e noite. Uma manhã, ainda de madrugada, quando atracamos no trapiche da localidade Belém do Ribeira o céu limpo mostrou uma imensidão de estrelas e me lembrei da dificuldade do meu amigo Vidal Cavalcante em contar as estrelas do céu. Vidal em uma de suas idas a Camburi contou para os meninos que em uma noite inspirada resolveu contar as estrelas do céu. Contou, contou, contou e quando estava quase acabando o dia amanheceu.

Belém do Ribeira - Marajó - PA

A lancha desligou o motor e o silêncio ocupou.
Esta foi a visão de quando o dia amanheceu.

Dormíamos em redes na lancha que navega a uma velocidade de 15 km por hora. A convivência foi ótima. Cerveja ainda contou histórias dos Piratas do Marajó, da qualidade dos palmitos, do óleo de patauá, da potencialidade dos produtos da Amazônia, dos botos, dos seus pileques e dos muitos e muitos rios do arquipélago. Ficou feliz quando liquei para ele, de Sâo Paulo, mandando um abraço."É bom a gente ser lembrado", respondeu emocionado

Nenhum comentário: